fbpx

Se for pra pagar este preço eu compro uma peça nova na loja”. Por que precisamos parar de reproduzir essa frase.

Por que precisamos parar de reproduzir essa frase sem nenhum teor sustentável, e parar para pensar analisando alguns critérios importantes:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1⃣ Um produto novo: Gera inúmeros recursos para ser feito como, Aguá, energia, impactos ambientais negativos, exploração humana (em alguns casos), doenças psicológicas e físicas, valores que não condizem com a qualidade do produto, estimula o consumo desenfreado, e etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2⃣ Produto usado: Não utiliza nem 5% dos recursos que um produto novo gera. O produto usado já existe, e precisa continuar tendo vida útil até que não seja mais possível, e quando não descartados em aterros sanitários não geram grandes impactos ambientais. Quando bem cuidadas podem passar de gerações para gerações e continuar valorizando a não utilização de novos recursos para a produção em massa. Um exemplo simples: em uma única camiseta de algodão para ser produzida é necessário ao menos 3 mil litros de água.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
*⃣ Obs: Comprar produtos novos não é errado, importante é entender a procedência de como as roupas são produzidas. Você pode dar preferência para lojas que não tenham tiragem em larga escala, afinal quanto mais se produz mais se gasta recursos. Valorize os pequenos: Quem produz Slow fashion, artesãos, quem faz a mão, quem tem brechós 💫✨
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mais do que nunca acho que todos já entendemos que mudanças não devem ficar só na teoria, o planeta pede ajuda 💚

um beijo,

Yasmin @yaschriste

Imagem Ilustrativa; Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *